Sunday, December 05, 2010

Formatura - Sproesser - 12/12/2007

Formatura da EE Antonio Sproesser – dez. 2007

Boa noite a todos.

Recentemente apareceu no quintal de minha casa um casal de rolinhas. Traziam gravetos e construíram um ninho bem na calha de uma lâmpada fluorescente da varanda. Ali a rolinha botou dois ovos, um saiu fora do ninho e se perdeu, o outro, carinhosamente foi chocado pelo pássaro. Sempre que a rolinha se afastava eu dava um jeitinho para observar o ninho. Depois de alguns dias o filhote nasceu. Os dias se passavam e o novo passarinho ia crescendo até que se tornou todo emplumado. Um dia, as asas já crescidas, ele voou livremente e foi construir sua própria vida.

A nossa vida é mais ou menos assim, chega um dia em que temos que voar com aspróprias asas e sair em busca da felicidade.

Aqui nós temos duas turmas de formandos, uma da 8ª série do ensino fundamental e outra da 3ª série do ensino médio. Para os formandos da 8ª série ainda não chegou a hora de voar, as asas ainda não estão emplumadas. No próximo ano com certeza estarão conosco para iniciar a outra fase, o ensino médio, quando estarão receberão as indicações dos caminhos que poderão seguir de acordo com as próprias opções. A escola não oferece fórmulas prontas a seguir, mas indica caminhos que possam ser trilhados, que com certeza levam à um só lugar, à felicidade.

Vou lhes contar uma historinha: “Em um lugar distante, vivia um sábio famoso pelo conhecimento e pelos conselhos que dava. Um dia, uma menina muito esperta resolveu que poderia enfrentar e vencer o sábio. Disse aos seus amigos: ‘Vou colocar uma pequena borboleta em minha mão e perguntar ao sábio se ela está viva ou morta. Se ele disser, está viva, eu a esmagarei com a mão. Se ele disser está morta eu abrirei a mão e ela voará livremente. E o sábio errará.’ Assim fez, tomou a borboleta na mão e foi em busca do sábio. Ao encontrá-lo, perguntou : ‘Sábio, a borboleta aqui na minha mão está viva ou está morta?’. O sábio olhou ternamente para menina e com toda a sua sabedoria disse: ‘ A resposta está em sua mão’”.

Pois é, meus queridos formandos do ensino médio, agora o caminho a seguir está em suas mãos. A escola procurou indicar esses caminhos, agora cabe a cada um escolher o melhor deles e seguir em frente.

Os conselhos que vou dar agora se fundamentam apenas na minha experiência e nas minhas observações.. Vamos a eles.

É importante sonhar e sonhar grande, traçar uma meta e seguir em frente. Os obstáculos serão maiores ou menores, mas reais. Porém, não se preocupem com eles, preocupar-se com eles é o mesmo que tentar resolver uma questão de física nuclear usando a fórmula de chupar pirulito.

Aproveitem ao máximo essa linda fase da vida, a juventude, e tenham certeza que daqui a trinta anos vocês vão pensar nas oportunidades perdidas, mas já será tarde. Por isso não as deixem escapar. Uma coisa é certa, vão olhar suas fotos de hoje e dizer: “eu era bem bonitão”, ou “eu não era tão gorda como pensava”. Ainda vão dizer a seus filhos: “no meu tempo era tudo diferente, eu não colava na escola, obedecia meus professores e passava várias horas por dia estudando muito”. Será?

É importante cuidar da saúde, praticar esporte, fazer exercícios físicos, ou daqui uns tempos não conseguirão amarrar os próprios sapatos.

Vocês podem se casar ou não. Mas sejam ousados, ou dirão mais tarde: “se eu não fosse um ‘babaca’, teria me casado com aquele tesouro, agora vejam só a mala que arrumei!” Mas é mentira quando dizem que as sogras são más. Tenham certeza que existem algumas boas.

Não fumem.

Amem loucamente seus pais. Todos os dias abracem-nos e digam aos seus ouvidos : “Eu te amo meu pai, eu te amo minha mãe”. Digam antes que seja tarde. A importância dos pais vocês só vão saber realmente quando não os tiver mais.

Evitem bebida alcoólica.

Sorriam, sorriam muito, o sorriso melhora a beleza, enobrece a alma e traz simpatia. Tratem todas as pessoas com carinho com palavras de elogio que engrandecem e elevam o ego. O elogio faz bem para quem ouve e para quem diz. Nunca usem palavras que possam magoar ou depreciar as pessoas.

Sejam honestos.

Sejam solidários, ajudem os mais necessitados. Lembrem-se que a cada segundo morrem três pessoas de fome no mundo e vocês podem diminuir esse número. Afinal somos todos companheiros da mesma viagem.

Respeitem a namorada ou o namorado.

Não se esqueçam da natureza, a sua preservação depende de nossas ações e nossa vida depende dela. Tratem a natureza com um profundo amor, como se trata a pessoa mais querida. Lutem por ela, defendam-na como se defende a própria mãe.

Pois é, meus tesouros, eu poderia ficar aqui falando muito mais, mas como dizem que discurso de formatura é a coisa mais maçante que existe, acho bom parar.

Antes, porém, precisamos lembrar das pessoas que fazem a escola funcionar. Olha que time: Rosa, Zenaide, Darci, Sueli, Cleide, Francisca, Cristina, Valéria, Giane, Solange, Neuza, Tatiana, Édna, nenhum homem, todas mulheres, e maravilhosas, que cuidam da cozinha, da limpeza, da cantina, da organização dos alunos, da secretaria, da biblioteca. São nossas deusas, sem elas estaríamos perdidos.

Os professores e as professoras, são tantos que não poderia falar o nome de todos agora. Elas, amo de paixão, eles são amigos de coração. Todos capacitados, comprometidos com o trabalho e prontos a colaborar. Todo ano, uns chegam outros se vão, pena. Alguns, pouco vejo, mas só em saber que eles existem me faz imensamente feliz.

Os coordenadores, professor João, amigo do período diurno e a Sônia, que além de coordenadora sabe fazer uma torta tão maravilhosa! Vocês nem imaginam.

A vice-diretora é a Isabel, carinhosa com os alunos, sempre simpática com os professores. Nosso diretor, é o Parra, muito correto, e diante das circunstâncias ora é durão ora é dócil em relação aos alunos.

A todos da família Sproesser ofereço, simbolicamente, uma rosa vermelha como sinal da minha paixão, a todos os alunos ofereço meu amor embrulhado com as cores do arco-íris e enfeitado com o brilho das estrelas, aos pais e a todos os presentes ofereço meu carinho irisado com as cores do Natal.

Um grande abraço a todos, e que este Natal e os dias do próximo ano sejam marcados por muitas maravilhosas e deliciosas surpresas.

Obrigado.

Prof. Nelsinho.

12/12/2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home