Wednesday, November 24, 2010

Monte Mor de Antanho - Causos - 14

O NOME

Luís da Câmara Cascudo em seu livro “Made in África” (Rio de Janeiro 1965) cita Afrânio Peixoto, que colecionou em “Miçangas” (1931) uma série de nomes deveras interessantes, tais como: Lança-Perfume Rodometálico de Andrade, Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida, Azarias Califrouchon Borges Neuplides Panteon, Sindalfo Calafange Catolé da Assunção Santiago, Comigo é Nove da Garrucha Trouxada, Francisco Facada Sargento de Cavalaria. O mesmo livro de Cascudo ainda apresenta Alfredo de Sarmento, em “Sertões d’África”, que registra os nomes dos ministros do rei do Congo em 1965: Calisto Sebastião Castelo Branco Lágrimas da Madalena Ao Pé Da Cruz Do Monte Calvário, Geraldo Zilote Manuel Arrependimento De São Pedro No Côncavo Da Terra, Cristóvão de Aragão dos Vieiras da Feliz Memória, Miguel Tércio Pêlo de Três Altos Para Borzeguins Que Cobrem os Pés Del-Rei Meu Senhor, Rafael Afonso de Ataíde Como Cedro do Monte Líbano.

Pois é, nome é coisa séria, e os exemplos primorosos acima citados certamente causavam problemas aos seus donos, como no caso que agora passamos a discorrer.

Nossa contemplada é dona Valgina. Sempre havia alguém para lhe encher o saco por causa desse nome. Certo dia Val, como gostava de ser chamada, vai a uma entrevista de emprego:

-Seu nome?

-Valgina.

-Como?

-Valgina.

-Curioso. Onde seus pais encontraram esse nome?

-Mistura de seus nomes, Valdemar e Gina.

-Entendi.

-Mas isso não é nada, o pior vem agora, disse Valgina.

-Como assim? - Perguntou a entrevistadora.

-Só para você ter uma idéia, meu pai chama-se Valdemar Pinto Moreno e minha mãe Gina Sacco.

-Credo! Então você é Valgina Sacco Pinto Moreno?

-Nem tanto, na hora meu pai deixou o sacco de lado

0 Comments:

Post a Comment

<< Home