Sunday, June 04, 2006

PROCURAM-SE ESCRAVOS FUGIDOS

Anúncios extraídos de jornais do século XIX)

50$000 de gratificação
Fugiu de Francisco Antonio Ribeiro, de sua chácara do rio Cumprido na vila de Serra uma sua escrava de nome Benedita, altura baixa, cor de formiga com dois dentes tirados na frente, com uma cicatriz debaixo do queixo, muito civilizada, e com um dedo da mão direita aleijado por ter sofrido de um paranisço, desconfia-se andar pelos sertões da mesma vila ou por esta cidade procurando essas pessoas que costumam dar asilo a escravos fugidos para os comprar por força e a troca do barato: quem dela der notícia pegá-la, mete-la na cadeia, ou entregá-la nesta cidade ao Sr. Antonio Francisco Ribeiro, ou na vila da Serra a seu Sr. será gratificado com quantia acima, e protesta-se com todo rigor das leis contra quem a tiver acoitado.
***

Protesta-se com todo rigor das leis quem tiver dado, e der coito à escrava do abaixo assinado, fugida de seu poder na freguesia do Queimado desde 7 de fevereiro do corrente ano: e gratifica-se, conforme o trabalho de captura, a quem a prender, e levar ao dito seu senhor ali, ou metê-la nas cadeias da capital. Essa escrava chama-se Roza, é parda, magra, baixa, anda sempre de vestido, porque foi criada no mimo, tem cabelo de pico, um tanto estirado hoje à força de pentes, cose de grosso, e é boa rendeira. Levou uma filha de sua cor, que terá pouco mais de um ano de idade.
O Padre Duarte.
***



Fugiu no dia 4 de outubro de 1857, da chácara n.5 da rua do Marahy, em São Cristóvão no Rio de Janeiro um escravo do senador Alencar , de nome Luiz Telles, pardo escuro; tem de 40 anos para cima mal encarado e falto de dentes na frente, tem uma enruga na testa, andar apressado e passadas curtas, finge-se às vezes doido, tem fala trêmula, com vizo de estuporado; é muito ladino e astuto, anda com cartas dizendo que vai com elas apadrinhado apresentar-se a seu Sr.; inculca-se pedestre algumas vezes. Quem o apreender, e fizer dele entrega aonde possa ser recolhido à cadeia para ser entregue a seu Sr. receberá 40$rs. de gratificação, além das despesas; será tudo pago a quem nesta Tipographia o apresentar com o competente documento.
***

Professor Nelsinhoprofnelsinho@hotmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home